Blog da Loja do Amputado

amputação de pé quais as causas

Amputação de Pé: Quais as principais causas?

Quando se trata de amputação de pé, existem cerca de 12 tipos diferentes, sendo as mais comuns desarticulação dos dedos do pé, Chopart, Lisfranc, Syme e Pirogoff. E quais são as principais causas para que ocorra uma amputação de pé? Continue a leitura!

E antes de falarmos sobre as principais causas de uma amputação de pé, vamos falar sobre os níveis de amputação do pé.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Níveis de amputação de pé

tipos de amputações de pé
Tipos de amputação de pé

Syme

O nível de amputação do pé, chamado de Syme, leva este nome, devido ao médico que a realizou pela primeira vez, James Syme. Esta amputação ocorre na desarticulação do tornozelo, preservando uma parte do calcanhar, auxiliando o paciente amputado no tratamento.

Chopart

Este tipo de amputação acontece entre as articulações Talonavicular e Calcaneocuboide, onde após a amputação fica apenas o calcanhar e um terço do peito de pé do paciente. 

Neste nível de amputação de pé, boa parte do membro fica preservado. Entretanto é improvável que o paciente amputado consiga ficar de pé sem o auxílio de uma prótese ortopédica ou muleta. 

Lisfranc

A amputação de Lisfranc ocorre entre os metatarsos com os ossos cubóide e cuneiforme, acarretando uma perda significativa dos músculos do pé, na qual irá prejudicar o equilíbrio do paciente.

Transmetatarsiana

A amputação Transmetatarsiana é a retirada de todos os dedos do pé, mantendo parte da planta do pé, mantendo o calcanhar e tornozelo. Quando ocorre a amputação de qualquer dedo do pé, a biomecânica do caminhar altera-se completamente. Então, neste caso, pode-se fazer uma palmilha ou prótese ortopédica para que o paciente possa conseguir caminhar. Busque a orientação de um profissional especializado na área.

Saiba mais aqui

Quais as principais causas para amputação de pé?

Veja abaixo quais são as principais causas de amputação de pé:

  • Trauma grave no membro causado por um acidente;
  • Fluxo de sangue insuficiente para o membro
  • Infecções que não desaparecem ou pioram e não podem ser controladas ou curadas;
  • Tumores do membro inferior;
  • Queimaduras graves ou queimaduras graves;
  • Feridas que não cicatrizam;
  • Perda de função para o membro;
  • Perda de sensibilidade ao membro, tornando-o vulnerável a lesões;
  • Complicações causadas pela diabetes.

fonte: https://bionicenter.com.br/amputacao-de-pe-conheca-os-tipos-causas-e-proteses/

Além das causas citadas acima, a Diabetes, no Brasil, é uma das que mais causam a amputação do pé. Veja a seguir.

Por que os diabéticos estão mais suscetíveis à amputação de dedos, pés ou pernas?

Diabetes: principal causa de amputação

Pessoas com Diabetes são mais vulneráveis à amputação de membros inferiores, como dedos, pés ou pernas. A Diabetes Mellitus,é uma doença metabólica crônica, com uma variedade de complicações, entre elas a Síndrome do Pé Diabético, um problema grave decorrente de ulcerações que podem implicar em amputação.

Em diabéticos, é comum a perda de sensibilidade nos dedos e outras áreas dos pés. Isto acontece, por conta de uma lesão chamada Neuropatia Diabética. Uma lesão que afeta os nervos responsáveis pela nossa sensação de dor e tato. Para os diabéticos, o menor machucado pode evoluir para uma infecção, que se não cuidada, pode facilmente virar uma grangrena, correndo o risco de uma amputação. 

Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, 70% das amputações de membros inferiores são causadas pela Diabetes, e não por acidente de trânsito ou acidentes de trabalho como se pensa.

Para pessoas com diabetes, é de extrema importância ter uma atenção especial ao corpo, ou seja, sempre fazer uma inspeção visual para ver se não tem algum machucado, em especial nos pés. 

Uma dica: tenha um espelho no banheiro, e todos os dias após o banho, você pode ter o hábito de se olhar e verificar por exemplo os pés, a sola, entre os dedos, e ver se existe lesões. E se tiver, procure o seu médico para solucionar o quanto antes o problema.

Saiba mais aqui

Quando a amputação é indicada? Quais são os fatores determinantes?

A resposta para a pergunta acima não é simples. Embora na maioria das vezes 85 % das amputações de pé sejam precedidas por úlceras, o fato do paciente ter o ferimento de difícil cicatrização, não é o motivo suficiente para determinar se o membro precisa ser amputado ou não.  O paciente deverá ser visto como um todo, segundo os especialistas.

O tratamento é multidisciplinar e a amputação deve ocorrer em último caso, se o uso de antimicrobianos e cicatrizantes e outras estratégias não apresentarem resposta satisfatória. (fonte: https://drdavicazarim.com.br/pe-diabetico-quando-a-amputacao-e-indicada/)

Gostou de saber sobre as principais causas de amputação de pé? Compartilhe com seus amigos, familiares, deixe seu comentário abaixo e nos siga em nosso Instagram @lojadoamputado para ficar por dentro de todas as novidades!

Até mais!

2 comentários em “Amputação de Pé: Quais as principais causas?”

  1. Pingback: Qual é o Melhor Joelho da Ottobock: 3R78 ou 3R106?

  2. Pingback: Liner para Prótese: O que é? Para que Serve?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop Up Image

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Deixe seu e-mail abaixo :)X